Como fazer agulheiro ou sachê com fuxico em formato de flor

Posted on
  • sábado, 19 de janeiro de 2013
  • by
  • Vilma
  • in
  • Marcadores: , ,
  • Um artesanato que se transforma em dois: pode ser usado como agulheiro ou é só colocar essência e uma alça e vira sachê. Ótima lembrancinha ou presente e a oportunidade perfeita para usar aqueles retalhos de pano que sempre sobram dos nossos projetos. Não precisa saber costurar, pois o fuxico é bem simples de fazer, e rapidinho seu artesanato estará pronto. O custo também é baixo e o sucesso é garantido.


    Materiais utilizados:

    - Tecido
    - Agulha e linha de costura
    - Manta acrílica, plumante ou qualquer outro enchimento
    - Cola (de tecido, universal, cola quente, você escolhe)

    Passo a Passo:

    1º Passo - Corte oito circulos de mesmo tamanho no tecido, os meus eu fiz com 7 cm de diâmetro, mas pode escolher o tamanho que quiser. Eu  preferi fazer círculos em dois tecidos diferentes, para diferenciar as pétalas do centro da flor, se você decidir fazer assim, corte seis círculos em um tecido e dois em outro.


    2º Passo - Dobre a ponta do círculo de tecido e alinhave toda a borda. Isso fará com que o tecido não desfie. Pode deixar o alinhavado franzido mesmo, formando uma bolsinha. Repita este procedimento em todos os círculos de tecido.



    3º Passo - Preencha com algum enchimento, puxe os lados da linha e dê dois nós firmes. Eu usei manta acrílica, mas você pode optar por plumante. Se quiser colocar essência, coloque-a no enchimento e deixe secar antes de preencher os fuxicos.


    4º Passo - Com a agulha, passe a linha por seis fuxicos, prendendo-os em um círculo e dê dois nós. Cuidado para não apertar demais. Tente deixar o mais certinho possível, embora nesta hora eles fiquem meio desalinhados mesmo. Se quiser use um pouco de cola para ajudar.



    5º Passo - Passe cola em um dos fuxicos que sobraram e cole no centro dos outros. Espere secar e vire. Passe cola no outro fuxico e cole no centro também, do lado oposto.


    Dicas da Vivi:

    - Se for usar como sachê, lembre-se de colocar a essência no enchimento antes e deixar secar antes de preencher os fuxicos, pois as essências costumam manchar o tecido. Essências florais ficam muito bem. Faça uma alcinha de cetim para finalizar.
    - Se for usar como agulheiro, é interessante usar tamanhos maiores de círculo, para que a peça não fique muito pequena.
    - Reaproveite retalhos de tecido e abuse das cores.

    Assista também o vídeo, clique aqui!

    Ainda tem dúvidas? Entre em contato!

    Veja mais Dicas da Vivi
    Veja mais Artesanatos em Tecido
    Veja mais Lembrancinhas

    0 comentários: